quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DESTAQUE NACIONAL

Quiterianópolis ganha premiação BCP na Escola


15/12/2010
O portador de necessidade especial deve frequentar a escola, conforme defende o Governo Federal
Quiterianópolis. Este Município é destaque no País. Ficou entre os 20 que obtiveram sucesso na implantação do BPC na Escola, programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Aqui, dos 55 beneficiários com até 18 anos selecionados pelo programa, 30 estão incluídos nas escolas. Gestores do programa no Município apresentaram a experiência em nível nacional, na última reunião ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAE), realizada em Fortaleza.

O BPC
na Escola é direcionado à faixa etária de zero a 18 anos, crianças e jovens com algum tipo de deficiência que recebem o benefício, com o objetivo de inserir na unidade escolar os que estão afastados por motivos variados. Os Municípios são responsáveis, por meio do grupo gestor, em localizar as pessoas assistidas pelo programa e inseri-las no meio escolar e social. "Realizamos visitas casa a casa, depois fizemos um grande seminário para apresentar às famílias a importância da inclusão", relata a coordenadora do grupo gestor e também secretária de Assistência Social do Município, Antônia Oliveira da Maia.

Desafios
Segundo ela, o grupo enfrentou muitos desafios, que foram superados com muito trabalho e a integração das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. Por meio delas, foram criadas condições para o avanço e êxito do programa no Município.

Conta que conseguiram junto à gestão municipal 20 cadeiras de rodas para facilitar a locomoção e qualidade de vida dos beneficiários, bem como as condições de acessibilidade com a construção de rampas nas escolas e transporte escolar para os alunos. "Desta forma fomos conseguindo realizar este trabalho que considero nobre e humano, pois, a partir da inclusão, a família e a sociedade aceitam melhor as pessoas com algum tipo de deficiência", ressalta.

Outro desafio que precisou ser enfrentado pelo grupo gestor foi a desconfiança das famílias que temiam perder o benefício. "Mostramos para eles que os filhos deveriam estar inseridos nas atividades das comunidades e isso não tinha relação com o benefício", explicou a coordenadora. Para Antônia, apesar dos avanços é preciso ampliar a discussão sobre o BPC na Escola.

"O programa tem uma finalidade superimportante que é a de inserir as pessoas nos serviços sócioassistenciais". Para a coordenadora, que confidenciou que tem uma irmã com deficiência, a diferença não é o problema, o preconceito, sim. "E a família muitas vezes não colabora com a socialização, quer guardar a pessoa com ela".

Até julho de 2007, o censo escolar do Ministério da Educação (MEC) mostrou que apenas 21% dos beneficiários do BPC com até 18 anos estavam matriculados na rede pública de ensino, o equivalente a 75 mil, de 350 mil crianças e jovens.

Público alvo
55 beneficiários portadores de necessidades especiais com até 18 anos foram atendidos pelo programa federal. Deste total, 30 já estão incluídos nas escolas em Quiterianópolis

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Quiterianopólis - Rua Laurindo Gomes S/N, telefone (88) 3657.1005

http://www.mds.gov.br

SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário